Valve adiciona suporte para TrueAudio Next da AMD no Steam Audio

A Valve adicionou suporte para a tecnologia TrueAudio Next (TAN) da AMD dentro da plataforma Steam Audio 2.0, que inclui soluções para jogos e programas em realidade virtual. A biblioteca do TAN permite que os desenvolvedores acelerem certas tarefas de processamento de áudio espacial ao reservar uma parte da capacidade de processamento da placa de vídeo para isso.

Dá para dedicar de 20% a 25% de todas as unidades de computação da GPU para processar o áudio. Esta opção pode ser ativada ou desativada a cada cena específica, então o desenvolvedor não é obrigado a ligar ou desligar a tecnologia o tempo todo.

"Combinado com a habilidade do Steam Audio de modelar uma ampla gama de fenômenos acústicos, o [TrueAudio Next] permite uma complexidade acústica amplificada e um maior senso de presença em jogos e aplicações de realidade virtual".
- Comunicado oficial da Valve

Outro recurso do TAN é o de algoritmos de convolução de computação de GPU. Eles permitem que os desenvolvedores tragam uma maior complexidade acústica nas suas aplicações de VR através do uso de reverberação e convolução variável no tempo. O resultado, segundo a AMD, é de uma maior sensação de presença, que resulta em melhor imersão em mundos de realidade virtual.

- Continua após a publicidade -

Confira outros recursos do TAN, segundo a AMD:
Maior complexidade auditiva
: oferece aos desenvolvedores a opção de aumentar o número de fontes de áudio, a ordem Ambisonics para som indireto, resposta de impulso (IR) e muito mais.
Libera os recursos da CPU: move a convolução da CPU para a GPU, reduzindo a fração de tempo gasto pela CPU no processamento de áudio, permitindo que a CPU seja usada por outras tarefas, como simulação física ou AI.
Reduz / elimina cliques indesejados, pops e falhas de áudio: a renderização de uma cena complexa não fará com que o processamento de áudio diminua, evitando falhas de áudio indesejadas.
Auxilia com um desempenho agradável: impede qualquer queda súbita da taxa de quadros e falhas, já que o processamento de áudio não interfere com os gráficos ou o processamento da CPU.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Steam
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.