Intel revela detalhes da CPU Knights Ferry MIC com 32 núcleos!

A Intel revelou os primeiros detalhes oficiais do ambicioso projeto MIC (Many Intel Cores), que tem como objetivo lançar super processadores com dezenas de núcleos.

O primeiro produto baseado no MIC atende pelo codinome de Knights Ferry – que a uma primeira vista parece ser uma versão baseada de outro ambicioso (e ao que parece, adormecido) projeto, o Larrabee.

A super CPU conta com 32 núcleos x86 trabalhando a 1.2GHz compatível com o recurso HyperThreading. A unidade, destinada a slots PCI Express 2.0, tem até 2GB de memória GDDR5, com chip possuindo 8MB de L2, o que é algo intrigante, uma vez que as aplicações intensamente paralelas não necessitam de tanto cache no die.

Outro ponto curioso é que enquanto que a Intel insiste em soluções focadas em processadores com múltiplos núcleos para equipar sistemas de alto desempenho (HPCs), a AMD e NVIDIA vão em outra direção, com soluções baseadas em GPUs, como é o caso respectivamente do FireStream e Tesla.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.