Hackers conseguem rodar jogos do PS2 no PS4 utilizando firmwares antigos

Enquanto a retrocompatibilidade dá passos grandes no Xbox One, uma vulnerabilidade no PS4 permitiu que hackers rodassem games do PS2 no console, segundo relatos do Eurogamer. Utilizando brechas encontradas em firmwares antigos do console, anteriores ao 4.05, desenvolvedores utilizaram técnicas de engenharia reversa e conseguiram fazer ISOs de games do antigo console rodarem no PS4.

Segundo o Eurogamer, apesar do processo ainda estar dando seus primeiros passos, jogos clássicos do PS2 que não rodavam tão bem no PS3 já estão funcionando com qualidade aprimorada no PS4, como Klonoa 2, mas ainda apresentam bugs e problemas gráficos.

O procedimento, porém, não pode ser feito de maneira tão simples. Assim como a pirataria descoberta no ano passado, é necessário ter as versões antigas do firmware do PS4, além de um conhecimento básico de programação homebrew.


Vídeo de 2015 mostrando o ganho de desempenho na emulação de games do PS2 no PS4

Apesar da dificuldade para o acesso as funcionalidades descobertas pelos hackers, o Eurogamer destaca a rápida evolução no cenário de modificações para o PS4, que já recebeu suporte para Linux e softwares de root por meio de vulnerabilidades de versões anteriores.

A chegada de uma pirataria acessível e ampla como acontecia no PlayStation 2 não deve acontecer tão cedo, já que a Sony constantemente instala novos updates no PS4 e atualiza os games do console para impedir violações.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Eurogamer
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.