IBGE usa smartphones LG [email protected] adaptados no Censo 2010

Para agilizar a coleta de dados do Censo DemogrÁfico 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) conta com 150 mil dispositivos portÁteis fornecidos pela LG.

Os aparelhos foram customizados, exclusivamente para essa função, a partir do smartphone LG [email protected] GM750 e a comercialização foi feita através do sistema público de pregão.



Entre as características técnicas, estão o display de 3 polegadas sensível ao toque para facilitar a inserção de informações, sistema operacional Windows Mobile 6.5, conectividade Wi-Fi e sistema A-GPS.

Para adequar o aparelho às especificações do IBGE, foram necessÁrios alguns ajustes. "Fizemos algumas customizações para adequÁ-lo às necessidades do projeto, como bloqueio do acesso  à Internet e ao sistema de telefonia, a inclusão do aplicativo do Instituto para o Censo 2010, o desenvolvimento de capa emborrachada, para aumentar a resistência a eventuais quedas durante o uso, entre outras adaptações de software e hardware", afirma André Niggli, gerente de vendas e projetos especiais da LG Electronics no Brasil. "Dessa forma, transformamos o aparelho em um computador de mão sofisticado e extremamente seguro, específico para a coleta de dados do Censo 2010", completa.

O 12º Censo DemogrÁfico brasileiro começou neste domingo, dia 1º de agosto. Pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE trabalharão na tarefa de coletar dados sobre a população do país. O primeiro resultado, indicando o número total da população, serÁ conhecido no dia 27 de novembro e, ao longo dos meses seguintes, as demais informações referentes aos questionÁrios do Censo serão divulgadas.

Assuntos
Tags
LG
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.