AMD apresenta o refresh da microarquitetura Zen, a Zen+

A AMD apresentou durante um evento pré-CES, em Las Vegas, a nova geração de seus processadores baseados na microarquitetura Zen. Os novos modelos Ryzen serão baseados em uma litografia de 12nm e serão chamados de Zen+. A empresa estima que atingiu um ganho de 10% de desempenho comparado ao processo em 14 nanômetros usados na primeira interação do Zen.

Além da redução no tamanho dos transistores, um dos destaques desse refresh do Ryzen é o Precision Bost 2, aperfeiçoamento do recurso das CPUs baseadas na microarquitetura Zen que utiliza sensores de forma precisa para aumentar as frequências de forma a alcançar o máximo de desempenho possível. Agora o algoritmo pode subir mais as frequências, aproveitando os refinamentos da microarquitetura, e também é capaz de alterar os clocks em uma quantidade maior de núcleos, ou mesmo em todos os presentes no processador. Graças ao refinamento na litografia, que traz um menor consumo, é possível subir mais as frequências ainda obedecendo os limites de consumo do silício.

Os processadores Zen+ seguem utilizando o soquete AM4, o mesmo utilizado na primeira geração Zen, o que torna todas as placas-mãe atualmente no mercado compatíveis com os novos processadores, dependendo apenas de uma atualização de sua BIOS. Esse soquete também será o mesmo utilizado pelas APUs Ryzen para desktop que chegam ao mercado no segundo trimestre do ano.

Junto com os novos processadores chega também uma nova serie de placas-mãe, a serie 400, inaugurada com o chipset X470. Esse novo chipset será capaz de extrair mais performance explorando novas capacidades do refresh do Zen. Como também usa o soquete AM4, também serão placas-mãe compatíveis com a primeira geração de CPUs Zen.

- Continua após a publicidade -

O Zen2 está a caminho, como vinha aparecendo recentemente em rumores, e irá introduzir a litografia em 7 nanômetros. Além de processadores, os 7nm serão importantes também em GPUs: a empresa trabalha em novos chips gráficos baseados em Vega e com esse processo de fabricação. Ambos não possuem ainda uma data prevista de chegar ao mercado.

Os novos processadores série 2000 baseados em Zen+ chegam ao mercado em abril 2018. Ryzen Threadripper e Ryzen Pro baseados nessa nova interação da microarquitetura Zen chegarão no terceiro trimestre do ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.