Especialistas enganam reconhecimento facial do Windows 10 utilizando uma foto

O grupo de especialistas de segurança alemão SYSS descobriu uma vulnerabilidade no reconhecimento facial Windows Hello, presente no sistema operacional Windows 10: eles conseguiram enganar o recurso utilizando uma fotografia impressa.

Como mostrado no vídeo acima, os especialistas utilizaram um Surface Pro 4 rodando o Windows 10 Anniversary Update, versão do sistema lançada no ano passado. Para violar a segurança, eles imprimiram uma foto em infra-vermelho de baixa resolução do usuário cadastrado, que foi reconhecida pelo sistema.

Segundo os especialistas, a vulnerabilidade está ligada à opção anti-fraude do Windows Hello do Anniversary Update. De acordo com os testes realizados, até mesmo versões mais recentes, como a Creators Update, podem ser violadas caso o usuário tenha configurado o Windows Hello durante a atualização de aniversário.

Apesar de ser meio assustador, o problema pode ser resolvido facilmente. Basta que o usuário mantenha o computador atualizado e reconfigure o Windows Hello, assegurando que a solução anti-fraude está ativada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.