Sugestão de cidadão avança no Senado e pode tirar o imposto de games produzidos no Brasil

Uma sugestão legislativa proposta por um cidadão brasileiro com o objetivo de reduzir a carga tributária sobre jogos ganhou um novo relator no Senado e deu mais um passo para se tornar realidade: ela foi aprovada pela CDH. A proposta tornaria isentos de impostos os vídeo games produzidos no Brasil, o que resultaria numa redução visível de seus preços, já que o imposto atual sobre esse tipo de produto chega até a 72%.

Quem criou a sugestão foi Kenji Amaral Kikuchi, com o objetivo de reduzir a carga tributária para 9%, mesmo valor cobrado nos Estados Unidos, segundo ele. O cidadão argumentou que, apesar de diminuir a arrecadação direta da União sobre os vídeo games, a medida resultaria num crescimento e maior movimentação da economia de um dos segmentos mais aquecidos da atualidade, aumentando a geração de riquezas. A sugestão recebeu mais de 150.000 assinaturas no portal e-Cidadania e ganhou um "substitutivo" de um novo relator, o senador Telmário Mota (PTB-RR). O novo texto passou a prever a completa isenção tributária para os jogos produzidos no Brasil e foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Para o texto se tornar uma proposta de emenda constitucional (PEC) ele ainda precisa da assinatura de 27 senadores. Depois disso, ele passa a tramitar no Senado para nova aprovação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Senado
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.