Samsung inicia produção de memórias RAM DDR4 de 2ª geração em 10 nm

A Samsung iniciou a produção dos primeiros chips de memória RAM DDR4 usando seu novo processo de produção de 10nm de 2ª geração. Com isso, a empresa pode começar a fabricar circuitos integrados (da sigla em inglês IC) para DRAMs com dies de tamanho reduzido.

Além disso, o novo processo vai trazer desempenho 10% superior e até 15% mais eficiência energética que a geração anterior para os módulos de memória RAM. Segundo a fabricante, os novos circuitos podem operar numa taxa de até 3.600Mb/s por pino (padrão DDR4-3600) na tensão elétrica do DDR4. Até por isso, eles já foram validados pelas principais fabricantes de CPU do mercado — Intel, AMD IBM e Qualcomm, entre outras.

Para comparação, a geração anterior de circuitos da companhia tem desempenho de 3.200Mb/s por pino. O novo processo de 10nm também será usado por outros produtos de memória da companhia, inclui DDR5, HBM3, LPDDR5 e GDDR6.

O novo IC inclui um sistema de sensores de dados que fornecem uma estimativa mais precisa da quantidade de dados armazenados em cada célula. Isso resulta numa melhor integração entre estas células, permitindo inclusive que elas sejam de tamanho reduzido.

- Continua após a publicidade -

Para completar, a Samsung anunciou que vai acelerar a produção de todos os tipos memórias, incluindo DDR4 e para dispositivos móveis, em busca de atingir " a crescente demanda por DRAM em sistemas eletrônicos premium ao redor do mundo". Isso inclui fabricar produtos usando as 2 gerações do processo de 10nm.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Anand Tech, WCCF Tech
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.