Apple é acusada de reduzir desempenho de iPhones antigos com bateria desgastada

A Apple estaria reduzindo o desempenho de iPhones mais antigos que apresentem maior desgaste de bateria, acusam usuários do Reddit. Segundo eles, a companhia usou atualizações do iOS para reduzir o clock dos processadores conforme a bateria do dispositivo vai se deteriorando.

Este desgaste é um processo que acontece naturalmente com baterias de íons de lítio e faz com que elas consigam armazenar uma capacidade cada vez menor de energia. Para combater isso, a estratégia da Apple é reduzir o desempenho do processador dos smartphones, mantendo assim a mesma duração de bateria de quando eles eram novos.

O problema é que isso causa o efeito colateral de reduzir o desempenho dos smartphones em questão, às vezes tornando muito difícil a realização até de tarefas básicas como acessar redes sociais.

O comportamento tem sido observado desde a atualização para o iOS 10.2.1 para iPhone 6 e 6S e a partir da 11.2.0 para o iPhone 7, conforme comprova o desenvolvedor do Geekbench, John Poole. O principal objetivo era resolver o erro onde os iPhones desligavam do nada com cargas de até 40% na bateria.

Isso era causado pela menor tensão que a bateria pode fornecer após ser desgastada. Quando esta tensão se tornava insuficiente, os aparelhos desligavam de maneira súbita. Com o clock da CPU reduzido, o SoC consome menos e então consegue continuar operando, mesmo com a menor tensão fornecida pela bateria (agradecemos ao usuário David pelo alerta desta informação).

A principal crítica à atitude da Apple é que o usuário não é avisado desta redução de desempenho, e nem tem a possibilidade de ativar o desempenho máximo do aparelho que comprou.

- Continua após a publicidade -

A única maneira que se encontrou que restaurar os clocks originais dos processadores é trocando a bateria desgastada por uma nova, que esteja em condições ideais de uso.

Num caso específico, um usuário relatou que seu iPhone 6 teve o clock máximo reduzido para 600MHz. Quando trocou a bateria, o SoC voltou a rodar até a 1400MHz.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Geekbench, Neowin, The Verge, Reddit
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.