Mozilla instala plugin da série Mr Robot no Firefox sem pedir permissão aos usuários

Em parceria com a NBC Universal, a Mozilla disponibilizou um plugin chamado Looking Glass para um programa beta do navegador Firefox com o objetivo de promover um jogo de realidade aumentada baseado na série Mr. Robot. O problema, porém, é que a empresa não avisou os usuários sobre a instalação do add-on.

De acordo com o The Verge, diversos usuários relataram que o plugin simplesmente apareceu no navegador, e que ninguém lembrava de ter instalado o add-on. Após a confusão, a Mozilla revelou que o Looking Glass é parte de um game de realidade aumentada da série de TV sobre hackers e que, quando ativado, faz algumas mudanças em seletas páginas da web que trazem informações para o jogo.

A aparição do add-on acabou gerando debates, afinal, a Mozilla, empresa que constantemente diz que se preocupa com a privacidade de seus usuários, distribuiu e instalou um plugin no Firefox sem o consentimento das pessoas. Em um comunicado, a desenvolvedora do navegador disse que o objetivo era "trazer uma experiência customizada" para os fãs da série e que o plugin não coletou nenhuma informação sobre os usuários.

Mr Robot possui um ex-hacker na equipe para tornar a série mais fiel à realidade

Após a repercussão do caso, a Mozilla também moveu o plugin para a loja de add-ons do Firefox, e também deixou o código do Looking Glass disponível no Github.

- Continua após a publicidade -

Para quem não conhece, Mr Robot é uma premiada série de TV que tem como um de seus principais focos temas como privacidade de usuários na internet e segurança online.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.