
Banco de dados na Deep Web possui 1,4 bilhão de logins da Netflix, LinkedIn, Minecraft e mais
Um banco de dados encontrado na Deep Web de 41GB contém cerca de 1,4 bilhões de senhas e logins de usuários de sites como Netflix, LinkedIn, MySpace, YouPorn, Last.FM e até de games como Minecraft e Runescape.
A descoberta foi feita por pesquisadores do 4iQ e, segundo os especialistas, o banco de dados conta com informações recentes e também antigas, funcionando como um backup de diversos vazamentos. Apesar disso, a base de dados ainda é extremamente perigosa pela grande quantidade de logins disponíveis e também pelo fato de que muitas pessoas não trocam ou reaproveitam senhas em diversas plataformas.
O mais surpreendente no banco de dados é o fato de que todas as informações estão disponíveis em texto e organizadas em ordem alfabética, o que facilita a circulação dos logins e torna o acesso simples até mesmo para quem não é hacker.
Como eu sei se sou vítima e o que fazer?
Você pode saber se suas credenciais já foram vazadas por meio do site "Have I been pwned?", gerenciado por especialistas de segurança e que usa seu e-mail para dizer se dados confidenciais já apareceram em alguma falha de segurança na internet.
Caso você tenha sido vítima de algum vazamento, troque suas senhas e não reaproveite palavras-passe. Até mesmo grandes magnatas da tecnologia já se deram mal por causa da prática. Além disso, não utilize senhas fracas como as dessa lista. Outra dica é usar gerenciadores de senha, serviços como o gratuito LastPass, que permite guardar diversas palavras-passe em um só lugar de forma segura.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Forbes