Falsa página de atualização do Firefox esconde malware

Uma situação comum entre usuÁrios do navegador Firefox, da Mozilla, é abri-lo e visualizar uma pÁgina com o aviso de que o browser foi atualizado.

Agora, cibercriminosos estão aproveitando essa característica para enganar o usuÁrio e espalhar malwares que se comportam como antivírus falsos.


Imagem: F-Secure

A ameaça foi descrita pela companhia de segurança F-Secure, em seu blog oficial. De acordo com a empresa, um site ilegítimo disfarça-se de pÁgina de atualização do Firefox, mas avisa que o usuÁrio precisa fazer um upgrade também no Flash Player.

A pÁgina exibe um link para o download, mas sequer é necessÁrio um clique. A caixa de diÁlogo para salvar o arquivo aparece automaticamente e, ao executÁ-lo, o usuÁrio depara-se com o falso antivírus SecurityTool.




Imagens: F-Secure


Esse tipo de ameaça instala-se no computador da vítima e mostra uma série de detecções falsas, forçando o usuÁrio a adquirir uma licença para remover os supostos malwares encontrados.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.