Processador Nervana da Intel para IA conta com HBM2 32GB e 1TB/s

A Intel está desenvolvendo o seu processador Nervana Neural Network, focado em uso geral de aprendizado de máquina e aplicações com inteligência artificial. Uma das soluções para maior eficiência e velocidade foi fazer com que os dados sejam mantidos no chip, e não no sistema. 

Página oficial Intel Nervana

Próxima geração da Intel deverá ter Core i5 e Core i3 com Hyper-Threading

Essa redução da memória externa reduz a saturação de largura de banda de memória, acelerando o acesso ao próximo conjunto de dados necessário para uma operação. O vice-presidente de Produtos de Inteligência Artificial da Intel, Carey Kloss, fez a seguinte indagação no Blog Intel Nervana

- Continua após a publicidade -

"O que um processador de rede neural (NNP) precisa? Para treinar uma máquina usando redes neurais é necessário uma quantidade gigantesca de operações de memória e aritmética para gerar resultados úteis. Depois disso, temos que entrar na capacidade de escala e consumo de energia".

O hardware também foi pensado para a maior economia de energia. Além disso, o processador Nervana vai contar com memória HBM2 de 32GB e também 1TB/seg de largura de banda. Isso é feito através de módulos de memória de 2MB cada, totalizando 30MB. Assim, através de um software, é possível controlar o uso de memória na matriz e também trocar informações entre os módulos de maneira mais rápida. 

Roadmap da Intel vaza e mostra que CPU HEDT Cascade Lake-X chega no fim de 2018

Ainda não foi revelado quando o processador Nervana da Intel poderá chegar ao mercado. 

Via: Tweak Town Fonte: Intel Nervana
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.