Índice do Artigo

PC Games

AMD reduz performance da RX 560 sem renomear o produto

Busca pipoca que a “treta” é das grandes. O site alemão Heise.de percebeu uma singela mudança na tabela de especificações da Radeon RX 560 no site oficial da AMD, com uma alteração bastante negativa: surgiu uma versão com apenas 14 Compute Units ao invés das 16 presentes originalmente. Com esse corte a quantidade de processadores Stream também passou a variar, com um total de 1024 na versão com todas as 16 CUs e 896 nessa versão reduzida da GPU.

Esse não é o primeiro modelo com essa configuração, sendo que a Radeon RX 560D já trazia esses 896 processadores stream ativados. Essa é a mesma configuração da RX 460, outra placa que também utilizava o chip Polaris 11 parcialmente habilitado.

De acordo com a AMD, em um comunicado ao Tom's Hardware, existem duas versões da RX 560, sendo uma com 14 CUs para modelos com menor consumo de energia e outra versão com o chip totalmente ativado para que as fabricantes consigam criar produtos com diferentes perfis. 

YouTube video

Duas versões de um mesmo chip não são uma novidade. A Nvidia possui um line-up com duas configurações da GTX 1060, sendo que a versão de 3GB possui menos núcleos CUDA que a versão de 6GB. Mesmo não sendo o ideal, é bastante claro qual modelo é qual no momento da compra já que essa especificação costuma ser exibida na caixa de forma bastante visível.

A dúvida agora é o quanto as fabricantes serão claras ao exibir quais as características da RX 560 em uso, já que o número de núcleos de processamento não costuma ganhar destaque na caixa, e da onde a AMD achou que seria uma boa ideia ter dois produtos diferentes com o mesmo nome.

Fonte: Site oficial Radeon | Via: Heise.de

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções