AMD reduz performance da RX 560 sem renomear o produto

Busca pipoca que a "treta" é das grandes. O site alemão Heise.de percebeu uma singela mudança na tabela de especificações da Radeon RX 560 no site oficial da AMD, com uma alteração bastante negativa: surgiu uma versão com apenas 14 Compute Units ao invés das 16 presentes originalmente. Com esse corte a quantidade de processadores Stream também passou a variar, com um total de 1024 na versão com todas as 16 CUs e 896 nessa versão reduzida da GPU.

Esse não é o primeiro modelo com essa configuração, sendo que a Radeon RX 560D já trazia esses 896 processadores stream ativados. Essa é a mesma configuração da RX 460, outra placa que também utilizava o chip Polaris 11 parcialmente habilitado.

De acordo com a AMD, em um comunicado ao Tom's Hardware, existem duas versões da RX 560, sendo uma com 14 CUs para modelos com menor consumo de energia e outra versão com o chip totalmente ativado para que as fabricantes consigam criar produtos com diferentes perfis. 

Duas versões de um mesmo chip não são uma novidade. A Nvidia possui um line-up com duas configurações da GTX 1060, sendo que a versão de 3GB possui menos núcleos CUDA que a versão de 6GB. Mesmo não sendo o ideal, é bastante claro qual modelo é qual no momento da compra já que essa especificação costuma ser exibida na caixa de forma bastante visível.

- Continua após a publicidade -

A dúvida agora é o quanto as fabricantes serão claras ao exibir quais as características da RX 560 em uso, já que o número de núcleos de processamento não costuma ganhar destaque na caixa, e da onde a AMD achou que seria uma boa ideia ter dois produtos diferentes com o mesmo nome.

Via: Heise.de Fonte: Site oficial Radeon
Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.