TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso no dia de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje o E-título, versão digital do título de eleitor que pode ser utilizada para substituir o documento impresso. Segundo o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, a novidade já será válida para a eleição presidencial do ano que vem.

O E-título pode ser gerado via aplicativo disponível para Android e iOS. Por enquanto, apenas a versão da Play Store do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral está disponível. A versão da App Store será lançada dentro de 10 dias, segundo a assessoria do órgão.

Além de trazer as informações presentes no título eleitoral convencional, o E-título também conta com foto, dados sobre quitação eleitoral, cadastro biométrico e um geolocalização indicando a zona em que o eleitor vota. A autenticidade do documento digital ocorre via QR Code.

O TSE disse que todo o desenvolvimento da tecnologia foi feito pelo setor de TI do Tribunal Superior Eleitoral e do TRE do Acre, que começou a iniciativa. O órgão também afirma que a implementação da novidade não trouxe custos extras para o Estado.

Assim como acontece com a carteira de motorista digital, o E-título não será um substituto do titulo de eleitor impresso, que continuará sendo válido e emitido. Caso o eleitor opte por usar a versão em papel, também é necessário levar um documento com foto, já que o título de eleitor impresso não possui imagem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TSE
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.