DJI apresenta programa voluntário de identificação para pilotos de drones

A DJI apresentou um novo programa em que pilotos de drones podem se cadastrar voluntariamente para serem identificados no sistema AeroScope desenvolvido pela empresa, que rastreia aeronaves não-tripuladas.

O AeroScope é uma ferramenta utilizada por autoridades e consegue identificar localização, velocidade e número de série do drone, sem interceptar informações pessoais. Com a matrícula, os pilotos podem ceder voluntariamente seus dados de identificação.

O cadastro pode ser feito através do aplicativo DJI GO 4, que agora possui um menu para "identificação remota". Neste campo, o usuário pode compartilhar o “UUID”, um código de identificação exclusivo do usuário vinculado à conta DJI GO de cada piloto. 

A empresa ressalta que a opção de transmitir informações é desativada por padrão e o usuário do drone só faz isso se julgar necessário. Na semana passada, a companhia liberou uma atualização de firmware para o DJI Mavic Pro, que já é compatível com o novo sistema de identificação. 

Conheça a linha de drones da DJI

- Continua após a publicidade -

Atualmente, o AeroScope só consegue identificar os drones da DJI em voo, mas a companhia está trabalhando para expandir o serviço e também abranger outras fabricantes, visando proteger espaços aéreos restritos, como aeroportos.

O desafio da empresa está em implementar um sistema que proteja a privacidade dos usuários de drones e ainda assim auxilie na vigilância, algo que o novo sistema de identificação pode ser útil.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.