Usuário relata que seu AMD Ryzen 3 1200 veio com 8 núcleos ativados, o dobro do anunciado

O usuário do YouTube boxserg relatou que, ao comprar um processador de entrada AMD Ryzen 3 1200, ele acabou recebendo um produto bem melhor do que ele esperava.

Após instalar a CPU e abrir o programa CPUZ para ver as suas especificações, a interface exibiu que a peça tinha 8 núcleos habilitados. Vale lembrar que a AMD comercializa o processador como um modelo quad-core, com 4 núcleos e sem tecnologia de Simultaneous multithreading (SMT).

Mas isso não foi um bug ou algum erro do programa. Ao realizar diferentes testes de benchmark, o usuário mostra que o processador apresenta um desempenho melhor do que o esperado.

Benchmarks de Ryzen 5 1600 e 1600X mostram CPUs com 8 núcleos ativos

Isso se repetiu tanto no benchmark do CPU-Z quanto no Cinebench R15, que mostram este Ryzen 3 1200 específico rodando melhor que um Core i7-4770K. Normalmente, a CPU de entrada da AMD acaba o teste com 480 pontos, mas neste caso o Ryzen 3 1200 octa-core tirou 897 pontos.

- Continua após a publicidade -

Segundo boxserg, isso não foi resultado de nenhum truque ou alteração de BIOS. Ele diz que a CPU saiu operando desta maneira assim que ele a tirou da caixa. Apesar de seus núcleos extras, porém, o Ryzen 3 1200 do usuário não veio com SMT ativado.

Algo que dá mais credibilidade para essa história é que, em março deste ano, alguns usuários relataram ter recebido unidades do Ryzen 5 1600X com 8 núcleos, ao invés dos 6 núcleos anunciados. Na ocasião, o SMT levou as peças a 16 threads no total.

Isso também se deve à maneira como os processadores são fabricados. Como o processo de produção dos chips não é perfeito, às vezes alguns núcleos não ficam exatamente como deveriam. Por isso, os chips que não possuem todas as partes perfeitas possuem núcleos desabilitados e são vendidos como produtos mais baratos. O vídeo abaixo explica muito bem a situação utilizando panquecas:

Um Ryzen 7 1800X com 4 núcleos desativados, o SMT desabilitado e as frequências reduzidas se torna um Ryzen 3 1200. No caso o usuário boxserg, parece que a AMD se lembrou de reduzir as frequências e desabilitar o SMT. Apesar disso, acabou faltando desativar os núcleos a mais.

Via: Guru3D
Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.