Comissão dos EUA investiga TripAdvisor por deletar relatos de estupros e mortes em resorts

A Federal Trade Commission (FTC, ou Comissão Federal de Comércio) dos EUA está investigando o site de viagens TripAdvisor após acusações de omissão de análises de usuários que relatavam estupros, lesões e mortes em hotéis e resorts.

A informação é do Milwaukee Journal Sentinel, que publicou uma reportagem sobre análises que incluíam relatos de abuso sexual, lesões corporais e mortes em resorts no México sendo apagadas do site.

Logo após os relatos serem publicados no jornal, dezenas de outras pessoas contaram histórias parecidas onde o TripAdvisor deletou análises que continham experiências perturbadoras e aterrorizantes em hotéis.

"A Comissão possui um forte interesse em proteger a confiança do consumidor no mercado online, incluindo o robusto mercado para hotéis e viagens. Quando consumidores são impossibilitados de postar análises honestas sobre um negócio, isso pode ferir as habilidades de outros consumidores realizarem decisões de compras bem informadas e ferir negócios que trabalham duro para obter análises positivas".
- Maureen Ohlhausen, presidente da FTC

Esses casos não são isolados a apenas um ou outro estabelecimento específico. Um advogado do estado do Texas, nos EUA, disse que recebeu mais de 30 ligações de pessoas que tiveram seus posts deletados pelo TripAdvisor.

- Continua após a publicidade -

Ele ficou conhecido por representar a família de uma mulher que morreu afogada na piscina de um resort no México sob circunstâncias misteriosas.

Ao tomar conhecimento das acusações, o presidente da Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes disse que vai estudar um sistema de punições para estabelecimentos onde acontecerem lesões sérias e mortes.

De acordo com o Journal Sentinel, o TripAdvisor deletou os posts negativos com a justificativa de que eles eram "boatos", "fora do tópico" ou violavam "diretrizes familiares" do site.

- Continua após a publicidade -

O problema, conforme a publicação, é que essas práticas deixam os consumidores no escuro. Não tem como saber quantas análises negativas foram retidas pelo site ou quantas experiências aterrorizantes que realmente aconteceram e foram escondidas dos usuários.

Os algoritmos que decidem quais hotéis e resorts aparecem nas pesquisas dos consumidores são secretos. Sem contar que alguns hotéis ainda pagam para o TripAdvisor quando os usuários clicam em seus links e alguns pagam uma comissão para o site quando os turistas reservam um quarto.

"Como uma plataforma de conteúdos gerados por usuários que recebe centenas de pedaços de conteúdo por minuto todos os dias, nós acreditamos que nossas diretrizes funcionam bem, mas também sabemos que nem sempre acertamos. Como sempre fazemos, nós continuamos revendo nossas diretrizes e vamos continuar atualizando-as para melhor servir nossos usuários e os negócios que apoiamos".
- Comunicado oficial do TripAdvisor

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: USA Today, Cnet
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.