Índice do Artigo

Segurança

Comissão dos EUA investiga TripAdvisor por deletar relatos de estupros e mortes em resorts

A Federal Trade Commission (FTC, ou Comissão Federal de Comércio) dos EUA está investigando o site de viagens TripAdvisor após acusações de omissão de análises de usuários que relatavam estupros, lesões e mortes em hotéis e resorts.

A informação é do Milwaukee Journal Sentinel, que publicou uma reportagem sobre análises que incluíam relatos de abuso sexual, lesões corporais e mortes em resorts no México sendo apagadas do site.

Logo após os relatos serem publicados no jornal, dezenas de outras pessoas contaram histórias parecidas onde o TripAdvisor deletou análises que continham experiências perturbadoras e aterrorizantes em hotéis.

“A Comissão possui um forte interesse em proteger a confiança do consumidor no mercado online, incluindo o robusto mercado para hotéis e viagens. Quando consumidores são impossibilitados de postar análises honestas sobre um negócio, isso pode ferir as habilidades de outros consumidores realizarem decisões de compras bem informadas e ferir negócios que trabalham duro para obter análises positivas”.
– Maureen Ohlhausen, presidente da FTC

Esses casos não são isolados a apenas um ou outro estabelecimento específico. Um advogado do estado do Texas, nos EUA, disse que recebeu mais de 30 ligações de pessoas que tiveram seus posts deletados pelo TripAdvisor.

Ele ficou conhecido por representar a família de uma mulher que morreu afogada na piscina de um resort no México sob circunstâncias misteriosas.

Ao tomar conhecimento das acusações, o presidente da Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes disse que vai estudar um sistema de punições para estabelecimentos onde acontecerem lesões sérias e mortes.

De acordo com o Journal Sentinel, o TripAdvisor deletou os posts negativos com a justificativa de que eles eram “boatos”, “fora do tópico” ou violavam “diretrizes familiares” do site.

O problema, conforme a publicação, é que essas práticas deixam os consumidores no escuro. Não tem como saber quantas análises negativas foram retidas pelo site ou quantas experiências aterrorizantes que realmente aconteceram e foram escondidas dos usuários.

Os algoritmos que decidem quais hotéis e resorts aparecem nas pesquisas dos consumidores são secretos. Sem contar que alguns hotéis ainda pagam para o TripAdvisor quando os usuários clicam em seus links e alguns pagam uma comissão para o site quando os turistas reservam um quarto.

“Como uma plataforma de conteúdos gerados por usuários que recebe centenas de pedaços de conteúdo por minuto todos os dias, nós acreditamos que nossas diretrizes funcionam bem, mas também sabemos que nem sempre acertamos. Como sempre fazemos, nós continuamos revendo nossas diretrizes e vamos continuar atualizando-as para melhor servir nossos usuários e os negócios que apoiamos”.
– Comunicado oficial do TripAdvisor

Via: USA Today, Cnet

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções