Índice do Artigo

Apple

CNH digital já pode ser usada em smartphones Android e iOS

Os motoristas que possuem uma CNH (Carteira de Habilitação Nacional) já podem baixar aplicativo oficial do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em aparelhos Android e iOS. A versão digital da habilitação possui o mesmo valor jurídico do documento impresso, permitindo que ela substitua sua CNH quando estiver disponível em seu estado.

Isso porque, no momento, a CNH Digital, só é aceita no estado de Goiás e no Distrito Federal, como parte de um programa piloto. Segundo o Denatran, a expectativa é de que até o dia 1º de fevereiro os Detrans de todos os 27 estados possam emitir a versão digital do documento.

O aplicativo é gratuito, se chama “CNH Digital” e está disponível na Play Store para Android e na App Store do iOS. Para usá-lo, é necessário ter a versão mais nova da carteira de habilitação, que vem com um QR code impresso no verso.

Quem não possui este modelo do documento pode requisitar uma 2ª via através do site do Detran de seu estado ou presencialmente. A taxa é de R$ 95.

Ao abrir o aplicativo, pede-se que o usuário faça um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Também é possível fazer o processo através do telefone 154.

No futuro, o app será atualizado para permitir que o motorista consulte a pontuação de sua habilitação e que seja avisado quando ela estiver próxima do vencimento. Será possível até exportar e compartilhar o arquivo virtual da CNH, o que será útil quando for necessário ter um documento autenticado.

“Qualquer cidadão e qualquer setor da sociedade poderão ter acesso à comprovação dos dados, seja em uma relação civil ou numa relação empresarial, como as que envolvem bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos”.
– Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vincenzi

Via: EBC, Tecmundo, G1

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções