Reconhecimento facial do OnePlus 5T é bem mais rápido que do iPhone X, mas menos seguro

O OnePlus 5T, lançado nessa semana, é um smartphone Android high-end que tem sido muito comparado ao iPhone X, trazendo características bem interessantes por menos da metade do preço de seu concorrente da Apple. Uma delas, aparentemente, seria o Face Unlock, reconhecimento facial do OnePlus 5T capaz de destravar o smartphone bem mais rápido do que o Face ID do iPhone X, segundo o BGR.

É reconhecido, no entanto, que a OnePlus está sacrificando segurança por velocidade. Enquanto o resultado final pro usuário parece ser bem melhor no OnePlus 5T, o Face Unlock não faz nem metade dos processos envolvidos no destravamento do Face ID e, por isso, ele acaba sendo mais rápido, mas bem menos seguro. O Face Unlock usa a câmera frontal do aparelho para reconhecer alguns pontos chave da face do usuário e destravar o smartphone, enquanto o Face ID faz todo um mapeamento 3D do rosto, sendo atualizado cada vez que é usado para se manter cada vez mais seguro. 

A diferença impacta também na usabilidade dos smartphones. O OnePlus 5T não permite usar o Face Unlock para autenticar pagamentos, por exemplo, reconhecendo que o recurso é mais para comodidade de acessar o aparelho rapidamente do que para torná-lo mais seguro. O dispositivo Android pelo menos oferece a leitura de impressões digitais como uma alternativa de biometria mais voltada para a segurança, enquanto o iPhone X só conta com o Face ID mesmo pra isso.

Fonte: BGR
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.