Índice do Artigo

Notícias

Congresso americano legaliza o jailbreak

A partir de agora, americanos poderão desbloquear legalmente seus aparelhos celulares tanto para trocar de operadora quanto para instalar aplicativos não aprovados.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que legaliza essa prÁtica, conhecida como “jailbreak”.

A nova lei considera o desbloqueio de celulares uma exceção à Digital Millennuim Copyright Act (DMCA, ou Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) e permite que cada consumidor faça o que quiser com o aparelho que comprou, exceto distribuir material pirata, como aplicativos comerciais crackeados, por exemplo.

No entanto, usuÁrios que desejem instalar aplicativos desenvolvidos por terceiros e que, por alguma razão, não são distribuídos ou aprovados pela fabricante do telefone, poderão fazer isso livremente. A prÁtica jÁ existe e o maior exemplo são as “app stores alternativas” do iPhone, que oferecem uma ampla gama de programas gratuitamente, que não estão disponíveis na loja oficial da Apple.

Para controlar a pirataria, a lei serÁ revisada a cada três anos, segundo o Washington Post. Portanto, companhias como a Apple (que sempre lutou contra a prÁtica do jailbreak) podem exercer alguma interferência de acordo com seus interesses. De qualquer forma, a companhia jÁ assegurou que o jailbreak, apesar de legalizado, continuarÁ representando uma violação à garantia de seus produtos.

O Gizmodo entende que, na prÁtica, as novas regras não trarão mudanças significativas. O jailbreak sempre ocorreu, independentemente da legalização, mas agora os seus maiores adeptos não precisarão temer um processo por parte das empresas. Além disso, a nova lei pode permitir o surgimento de estabelecimentos comerciais que cobrem para desbloquear o aparelho e instalar novas aplicações, embora tudo isso possa ser feito gratuitamente.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções