Jogar videogames diminui em 29% o risco de demência em idosos, aponta estudo

Idosos que jogam certos tipos de videogame possuem um risco 29% menor de desenvolver demência, mantendo suas capacidades cognitivas por mais anos de vida.

A conclusão vem de um estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde (da sigla em inglês NIH) com 2.800 pessoas, que possuem em média 74 anos de idade.

Para os testes, os pesquisadores usaram o exercício de treinamento cerebral "Dupla Decisão", que é patenteado pela Posit Science. Ele pode ser testado no site brainhq.com.

Os cientistas pediram para que um dos grupos de idosos jogasse um exercício onde se olha para um objeto no centro da tela, como um caminhão, por exemplo. Então eles devem clicar num objeto que surge no canto, como um carro por exemplo.

Conforme o usuário vai melhorando, o jogo vai ficando mais rápido e mais difícil. Isso testa habilidades como percepção, capacidade de tomar decisões e de pensamento e memória.

No total, foram 4 grupos de participantes. O primeiro fez exercícios de computador, enquanto o segundo fez exercícios de memória tradicional. O terceiro fez exercícios de raciocínio, enquanto o quarto não fez nada — foi o grupo de controle.

- Continua após a publicidade -

"A velocidade de treinamento de processamento resultou num menor risco de demência ao longo de um período de 10 anos de, em média, 29% em realação ao grupo de controle".
- Jerri Edwards, pesquisador da Universidade do Sul da Flórida

"A velocidade de treinamento de processamento resultou num menor risco de demência ao longo de um período de 10 anos de, em média, 29% em realação ao grupo de controle".
- Jerri Edwards, pesquisador da Universidade do Sul da Flórida

O estudo foi publicado na revista científica Alzheimer's and Dementia: Translational Research and Clinical Interventions, que é revisada por pares.

Jogos de treinamento cerebral ganharam bastante relevância na última década, mas nunca foram validados por pesquisas científicas mais robustas. Este é o primeiro estudo mais sério que valida algo do tipo. Agora é necessário aguardar se esta pesquisa será validada por outras no futuro ou não.

Via: Uol
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.