Smartphones OnePlus podem ser rootados usando app vindo de fábrica

Uma falha de segurança, mas que pode ser bem vista por quem gosta de poder, foi encontrada nos aparelhos OnePlus: um aplicativo de fábrica permitia fazer o root do smartphone, técnica que dá acesso total ao sistema do aparelho.

O Root é um procedimento que torna o dono do smartphone um "superusuário", dando acessos privilegiados e opções que normalmente só estão disponíveis para desenvolvedores. O processo não é recomendado pelas fabricantes, pois pode comprometer o funcionamento do aparelho e ser uma porta de entrada para hackers.

A falha de segurança foi reportada no Twitter por um usuário identificado como Elliot Alderson, fazendo referência ao personagem da série Mr Robot, que entrou em contato com a OnePlus pela própria rede social.

Segundo relatado, o aplicativo "EngineerMode", presente em todos os aparelhos da OnePlus, permite fazer o root do smartphone. O app é desenvolvido pela Qualcomm e normalmente é utilizado para testar funções como brilho de tela e GPS. 

O programador que revelou o caso mexeu nos códigos do app e descobriu um backdoor protegido apenas por uma palavra-passe, (Angela, coincidentemente outra personagem de Mr Robot), que dava acesso integral as funcionalidades do smartphone facilmente.

- Continua após a publicidade -

As revelações levantaram a discussão sobre a presença do backdoor nos aparelhos, que poderia estar ali por vontade da própria fabricante. Carl Pei, co-fundador da OnePlus, disse que "já está de olho" no backdoor e está ciente do problema. Possivelmente teremos novidades sobre o caso em breve.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Authority
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.