Índice do Artigo

Notícias

Smartphones OnePlus podem ser rootados usando app vindo de fábrica

Uma falha de segurança, mas que pode ser bem vista por quem gosta de poder, foi encontrada nos aparelhos OnePlus: um aplicativo de fábrica permitia fazer o root do smartphone, técnica que dá acesso total ao sistema do aparelho.

O Root é um procedimento que torna o dono do smartphone um “superusuário”, dando acessos privilegiados e opções que normalmente só estão disponíveis para desenvolvedores. O processo não é recomendado pelas fabricantes, pois pode comprometer o funcionamento do aparelho e ser uma porta de entrada para hackers.

A falha de segurança foi reportada no Twitter por um usuário identificado como Elliot Alderson, fazendo referência ao personagem da série Mr Robot, que entrou em contato com a OnePlus pela própria rede social.

Segundo relatado, o aplicativo “EngineerMode”, presente em todos os aparelhos da OnePlus, permite fazer o root do smartphone. O app é desenvolvido pela Qualcomm e normalmente é utilizado para testar funções como brilho de tela e GPS. 

O programador que revelou o caso mexeu nos códigos do app e descobriu um backdoor protegido apenas por uma palavra-passe, (Angela, coincidentemente outra personagem de Mr Robot), que dava acesso integral as funcionalidades do smartphone facilmente.

As revelações levantaram a discussão sobre a presença do backdoor nos aparelhos, que poderia estar ali por vontade da própria fabricante. Carl Pei, co-fundador da OnePlus, disse que “já está de olho” no backdoor e está ciente do problema. Possivelmente teremos novidades sobre o caso em breve.

 

Via: Android Authority

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções