Sites brasileiros começam a minerar bitcoin usando PCs dos usuários sem avisar

Usuários estão começando a relatar o aparecimento de sites minerando bitcoin de seus PCs sem avisar também no Brasil. A prática que foi bastante divulgada quando apareceu no Pirate Bay, agora surgiu também no Portal Cidadão do governo de São Paulo, usando também o coinhive

Representantes do site afirmam que o "problema" já foi resolvido, como informaram ao Tudo Celular, e podemos verificar acessando a página que a mineração realmente não está mais acontecendo. Mas, apesar de chamar a mineração de "falha pontual", eles não explicam como ela foi parar no site:

"O Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população."

"O Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população."

Mas não é só o Portal Cidadão que foi pego no flagra minerando bitcoins. O site da Rádio Guaíba está fazendo o mesmo, também usando o coinhive, como nos foi relatado por um de nossos usuários (obrigado, Erivaldo). Até o momento dessa publicação, o site ainda estava minerando e não respondeu a nossas tentativas de contato. O coinhive é facilmente localizado no código fonte do site e o estresse da CPU dá um salto de mais de 60% no seu uso:

- Continua após a publicidade -

O Adrenaline pede que os usuários nos reportem pelos comentários e e-mail de contato quando encontrarem mais sites grandes realizando esse tipo de mineração sem avisar o usuário. Fiquem atentos a quedas repentinas de performance do computador num site que aparenta ser muito leve.

UPDATE: Foi mencionado nos comentários que o site do Brasil Escola estaria minerando criptomoedas pelo Coin Hive. Recebemos a informação nessa semana que o código foi implementado através de uma vulnerabilidade e já foi removido e o site não minera mais, como pudemos confirmar aqui no Adrena.

Via: Tudo Celular
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.