Surgem benchmarks do design Intel+AMD; GPU atinge metade dos TFLOPs do Xbox One X

Depois do anúncio inesperado da cooperação de Intel e AMD, começaram a surgir alguns supostos benchmarks mostrando o desempenho desses sistemas que integram CPUs Intel Core, chips gráficos dedicados Radeon e memórias HBM.

Intel anuncia solução que une CPU Intel Core com gráficos AMD Radeon [+vídeo]

Os sistema com Embedded Multi-die Interconnected Bridge (EMIB) tem recebido o codinome Kaby Lake G, com produtos como o Intel Core i7-8705G (identificado como 694E:C0) e Intel Core i7-8809G (694C:C0). Ambos trazem GPUs Radeon com 24 compute units e 1536 processadores stream. Colocando em perspectiva, uma RX 560 possui 16 CU, e uma RX 570, 32 CU. Ambos os chips utilizam 4GB de memória HBM2 e apresentam diferenças de 50% em desempenho, mostrando uma ampla variação de performance que esses chips irão entregar, possivelmente baseado na limitação térmica e de alimentação de cada projeto, ou talvez parte das Compute Units cortadas no modelo 8705G.


 Intel Core i7-8705G e Intel Core i7-8809G no GFXBench

- Continua após a publicidade -

De acordo com as estimativas do TechPowerUp, esse chip gráfico entrega algo em torno de 3.3 TFLOPs, metade dos 6 TFLOPs do Xbox One X e com uma boa vantagem frente aos 2.2 TFLOPS de uma RX 460, por exemplo. É sempre bom ser cauteloso antes de assumir performance em games baseados apenas em TFLOPS: a GTX 1050 Ti está na casa dos 2 TFLOPS mas entrega uma performance consideravelmente superior a uma RX 460, por exemplo.

Testes no GeekBench mostram que o desempenho do Core i7-8809G em OpenCL, e seu placar não passa longe dos 77185 que uma GeForce GTX 960 (desktop) alcança no ranking do software

Com o 3DMark dá para ter uma noção da diferença de desempenho entre os dois modelos, algo que gira em torno de 30% nesse teste.

- Continua após a publicidade -

E por fim um cenário "mais real" de uso. No benchmark de Ashes of the Singularity, na resolução 1080p e pre-set Low, a nova tecnologia das duas empresas conseguiu entregar algo próximo dos 60FPS em seu melhor resultado. É um pouco difícil de achar testes em qualidade baixa 1080p desse game, porém um i3-6100 com uma RX 460 em 768p e qualidade mínima fez um resultado semelhante, o que mostra uma performance bem interessante para um sistema ultracompacto versus um desktop convencional. 

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.