Antivírus falsos oferecem "suporte" online

O Kaspersky Lab fez uma descoberta interessante a respeito dos falsos antivírus, que se instalam sorrateiramente no PC do usuÁrio.

Não bastasse esses programas cobrarem pela remoção de ameaças que nem sequer existem, agora eles ainda vêm com um botão de "suporte online".



Clicar em "Suporte" leva o usuÁrio para um chat ao vivo com o suporte técnico do falso antivírus que, não é um bot, mas sim uma pessoa real, como confirmou a companhia através de uma simples pergunta de matemÁtica. O atendimento também pode ser feito por telefone e e-mail.



Se a vítima infectada com um falso antivírus conectar-se para pedir apoio, o suporte irÁ perguntar para qual programa o usuÁrio necessita de ajuda. A partir da resposta, ele oferecerÁ uma versão de testes grÁtis para remover as infecções encontradas pelo primeiro.

"Ao conversar com o suposto suporte, nós percebemos que o primeiro antivírus falso é apenas um scanner gratuito, enquanto a versão de teste é um produto totalmente funcional", afirma Nicolas Brulez, especialista do Kaspersky Lab. "A pegadinha é que o período de teste é vÁlido para apenas um dia. Além disso, a versão de teste não remove o primeiro produto, por isso eles possuem removedores especiais", explica.



De acordo com o pesquisador, cada programa vendido pela empresa de antivírus falsos possui um desinstalador próprio e alguns podem deixar rastros no PC, possibilitando novas execuções futuras.

Os antivírus falsos são comumente distribuídos por pÁginas infectadas que são inseridas em boas posições nos resultados de sites de busca graças a técnicas de Black Hat SEO. Uma vez instalado, normalmente às escondidas, o aplicativo exibe uma série de alertas na tentativa de amedrontar a vítima, que é induzida a comprar uma nova versão do programa para remover os malwares encontrados.

"Eu acessei o suporte às 4h da manhã e eles realmente responderam às minhas perguntas, comprovando que o suporte deles é mesmo 24 horas por dia, sete dias por semana", constata Brulez. "Eles também oferecem suporte por e-mail, por chat e por telefone e são muito bem organizados. Você pode adquirir softwares para remoção tanto para versões antigas dos produtos quanto para versões de teste dos novos produtos", conclui.

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  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

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