Stephen Hawking alerta que IA pode ser o pior evento da humanidade e temos que nos preparar

O famoso físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking expressou recentemente sua preocupação com a evolução da Inteligência Artificial (IA) e o que isso pode representar para o futuro da humanidade.

Inteligência Artificial é mais perigosa que a Coreia do Norte, declara Elon Musk

De acordo com Hawking, a IA até possui o potencial para reverter os danos que causamos no mundo natural, para erradicar a pobreza e as doenças e até para transformar a sociedade como um todo para algo melhor. Mesmo assim, ele diz que devemos estar preparados para o pior.

Especialista em IA responde Elon Musk: "Vamos falar da regulamentação dos carros Tesla?"

"Os computadores podem, em teoria, imitar a inteligência humana e até excedê-la. [...] O sucesso em criar uma IA de fato pode ser o maior evento na história de nossa civilização. Ou o pior. Nós só não sabemos. Nós não podemos saber se seremos infinitamente ajudas pela IA ou ignorados e afastados, ou até destruídos por ela".
- Stephen Hawking, físico teórico e cosmólogo

Nesse tema, o cientista ainda destacou o trabalhou legislativo que tem se desenvolvido na Europa. Ele está especialmente satisfeito com as propostas recentes do Parlamento Europeu para estabelecer novas regras para IA e robótica.

- Continua após a publicidade -

"A não ser que a gente aprenda como se preparar para, e evitar, os riscos em potencial, a IA pode ser o pior evento da história da nossa civilização. Ela traz perigos, como poderosas armas autônomas ou novas maneiras de poucos oprimirem muitos. Ela pode trazer uma grande ruptura para nossa economia.
- Stephen Hawking, físico teórico e cosmólogo

As declarações de Hawking aconteceram durante a conferência de tecnologia Web Summit em Lisboa, Portugal. Nas últimas semanas, o cientista proferiu outras declarações bombásticas.

Além de dizer que a IA pode substituir a humanidade como um todo, ele ainda falou que a busca inescrupulosa por fontes de energia vai resultar no planeta Terra virar uma bola de fogo até o ano de 2600.

Via: Metro, Fortune, CNBC, Cambridge News
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.