Versão falsa do WhatsApp na Google Play engana 1 milhão de usuários

Uma versão falsificada para um update do WhatsApp ficou disponível por dias na Google Play, acumulando um milhão de downloads antes da Google finalmente remover o app, depois de usuários do Reddit apontarem para a farsa. Por sorte, o app falso não infectou os smartphones dos usuários com vírus ou outros tipos de malware, servindo apenas para ficar mostrando anúncios.

O grande truque do desenvolvedor estelionatário para criar sua versão do "Update WhatsApp Messenger" foi conseguir parecer ter o exato mesmo nome da desenvolvedora que assina o WhatsApp verdadeiro: "WhatsApp Inc.". O robô da Google não autoriza o cadastro de nomes repetidos, justamente para evitar esse tipo de situação, mas a ferramenta de detecção pôde ser enganada usando Unicode. Ao cadastrar o nome como "WhatsApp+Inc%C2%A0", o robô da Google pensou que o nome era diferente, mas ele aparecia com os símbolos em branco para os usuários, dando o efeito final de aparecer com o mesmo nome da empresa oficial na loja.

Aplicativos repetidos na Google Play, que tentam se passar pelos originais para conseguir infectar os aparelhos dos usuários ou soterrá-los com propagandas, são  um problema antigo e bastante estabelecido na loja de apps para Android. Enquanto a Google tenta criar cada vez mais maneiras de retirar esse tipo de app, quando eles passam e são disponibilizados para download geralmente só com os reports eles são retirados da loja.

Fonte: Phone Arena
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.