Cientistas criam Inteligência Artificial que detecta câncer com 86% de acerto

Apesar de muita gente temer o desenvolvimento de softwares de Inteligência Artificial, o pessoal da Universidade de Showa, no Japão, conseguiu criar uma IA que consegue detectar câncer em estágio inicial com um índice de 86% de acerto.

Segundo as informações do Inverse, o time alimentou o software com mais de 30 mil imagens de células pré-cancerígenas e cancerígenas, visando ensinar a Inteligência Artificial a diferenciar os casos.

Grupo Oncoclínicas e Microsoft utilizam
Inteligência Artificial para tratar câncer

Em seguida, os pesquisadores colocaram uma imagem de um pólipo colorretal ampliado em 500 vezes para análise, e o software foi capaz de detectar em menos de um segundo quais partes podiam dar início a um câncer.

Basicamente, o sistema funciona como uma ferramenta de reconhecimento facial presente em redes sociais como o Facebook ou em smartphones, mas para analisar células microscópicas.

Saiba mais sobre Inteligência
Artificial e suas aplicações

- Continua após a publicidade -

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, a pesquisa pode ser incrivelmente útil no futuro, já que o câncer colorretal é bastante comum, e que está aumentando entre os jovens. Para os cientistas, o estudo já está pronto para ser aplicado.

"Nós acreditamos que os nossos resultados são aceitáveis para aplicações clínicas e nosso objetivo imediato é conseguir aprovação regulatória para o sistema de diagnóstico"
- Yuichi Mori, líder da pesquisa

"Nós acreditamos que os nossos resultados são aceitáveis para aplicações clínicas e nosso objetivo imediato é conseguir aprovação regulatória para o sistema de diagnóstico"
- Yuichi Mori, líder da pesquisa

A detecção da doença em fases iniciais pode ser feita por meio de exames e um diagnóstico precoce é útil para fazer tratamentos mais efetivos. Neste cenário, um software de Inteligência Artificial auxiliando equipes médicas se mostra bastante útil e pode ajudar a salvar vidas.

Via: Inverse
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.