AMD promete notebooks ultrafinos "mais poderosos do mundo" com Ryzen 7 e Vega

A AMD anunciou que está trabalhando com fabricantes de notebooks para trazer seus processadores Ryzen com GPUs integradas Vega para o mercado de laptops.

A companhia está tão confiante na combinação que está chamando a solução de "o processador mais rápido do mundo para notebooks ultrafinos".

Os dois primeiros modelos anunciados são o Ryzen 7 2700U e Ryzen 5 2500U. Eles já chegam com recursos que só seriam implementados na geração Ryzen 2 de CPUs para desktop.

Entre eles está o Precision Boost 2, que foi reniado para aumentar os clocks de maneira mais "linear e elegante", nas palavras de Kevin Lensig, gerente geral da divisão de negócios para clientes da AMD.

- Continua após a publicidade -

Segundo ele, o Precision Boost 1.0 é exatamente o motivo que faz as CPUs Ryzen desktop terem desempenho inferior em alguns games. Ele se confundia nos momentos em que os games usavam vários threads além do principal, reduzindo sua frequência em momentos desnecessários.

  

De acordo com Lensig, isso foi resolvido na 2ª geração do recurso, que agora permite que a CPU mantenha frequências de boost maiores. Isso vai operar em conjunto com o novo Mobile Extended Frequency Range (XFR), que foi customizado para trabalhar com os processadores de baixo consumo (TDP de 15W) para notebooks.

O Ryzen 7 2700U é uma CPU de 4 núcleos e 8 threads que opera a 2.2GHz e tem boost de 3.8GHz. Sua GPU integrada Vega tem 10 Compute Units (CU) rodando a até 1.300MHz. 

O Ryzen 5 2500U também tem 4 núcleos e 8 threads, porém rodando a 2.0GHz e com boost de 3.6GHz. O chip de vídeo integrado Vega dele tem 8 CUs rodando a até 1.100MHz.

- Continua após a publicidade -

Os primeiros notebooks com a nova solução da AMD serão fabricados pelas companhias HP, Lenovo e Acer. Confira os primeiros modelos anunciados abaixo:

  

Via: Forbes, PC World, Engadget Fonte: AMD
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.