Specs do PCI Express 4.0 são finalizadas com dobro da largura de banda da versão anterior

O consórcio Peripheral Component Interconnect Special Interest Group (PCI-SIG) divulgou as especificações da primeira versão oficial (v 1.0) do padrão PCI Express 4.0. O principal diferencial estará no desempenho, que é de 16GT/s por linha, o dobro dos 8GT/s do PCIe 3.0.

Isso quer dizer que a largura de banda para dispositivos PCIe 4.0 x1 será de 1,97GB/s, enquanto será de 7,87GB/s para slots x4. Já em dispositivos de 8 linhas (x8), esse número chega a 15,75GB/s e atinge seu limite com 31,5GB/s nos x16.

De acordo com o site Guru3D, espera-se que a adoção do novo padrão acontecerá de maneira rápida, especialmente para produtos de armazenamento e de conexões de rede.

Confira especificações completas no site da PCI-SIG

Os mais rápidos SSDs NVMe atuais já estão atingindo o limite prático dos slots PCIe 3.0 x4. Portanto, as novas especificações vão beneficiar os dispositivos de armazenamento lançados nos próximos anos.

- Continua após a publicidade -

Enquanto isso, a PCI-SIG segue trabalhando no padrão PCIe 5.0, que hoje está na versão 0.3. Ele promete novamente dobrar as velocidades para 32GT/s e chegar no 2º trimestre de 2019.

 

Via: Guru3D, TechPowerUp
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.