Presença de microtransações não está afetando venda de jogos, indica NPD

As loot boxes e microtransações estão em alta no mundo dos games e, apesar da reprovação de muitos jogadores, essas práticas polêmicas não estão influenciando nas vendas de títulos de grande porte.

Segundo Mat Piscatella, analista da NPD Group, as microtransações não estão causando impacto nas vendas de games, pelo menos por enquanto. O argumento do analista tem como base Destiny 2, que possui recursos de monetização in-game e, mesmo assim, se tornou o jogo mais vendido nos Estados Unidos em 2017 com apenas um mês de mercado.

"O relatório [liberado esta semana] sugere que a controvérsia das loot boxes e microtransações não resultou em uma limitação clara no potencial das vendas de games [com essas mecânicas]"
Mat Piscatella, analista da NPD Group

"O relatório [liberado esta semana] sugere que a controvérsia das loot boxes e microtransações não resultou em uma limitação clara no potencial das vendas de games [com essas mecânicas]"
Mat Piscatella, analista da NPD Group

Além de Destiny 2, outro game entre os mais vendidos que possui microtransações é FIFA 18. O jogo da EA gera uma renda aproximada de US$ 800 milhões anualmente no modo Ultimate Team.

Quem sabe este cenário mude no relatório da NPD do próximo mês. A consultoria ainda não possui os dados de vendas de outubro, mês em que foram lançados Middle-Earth: Shadow of War e Forza Motorsport 7, dois dos grandes títulos que levantaram o debate sobre as microtransações.

- Continua após a publicidade -

ESRB não considera loot boxes como jogo de azar

Para Piscatella, o mês que vem será decisivo para mostrar se os gamers estão mesmo engajados em boicotar ou não esse tipo de sistema. Em seu lançamento no Reino Unido, Shadow of War não teve uma estreia tão espetacular, o que pode estar ligado ao sistema de loot boxes.

Ainda este ano, teremos mais três títulos AAA que devem chegar com mecânicas de loot boxes e microtransações: Assassin's Creed Origins, Call of Duty: WW2 e Star Wars Battlefront 2.

Fonte: GamesIndustry.biz
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.