Toshiba mostra bateria com autonomia de 320 km com uma recarga de 6 minutos para carros elétricos

Carros elétricos estão cada vez mais viáveis, pouco a pouco as barreiras que impedem a popularização deste tipo de veículo vão sendo derrubadas. Desta vez, um grande passo foi dado pela empresa japonesa Toshiba ao conseguir produzir baterias que levam cerca de 6 minutos para serem recarregadas e são capazes de durar mais tempo. 

Esta nova geração de baterias da Toshiba está sendo chamada de Ion-Lítion, devido à sua composição. Elas são capazes de oferecer energia para um carro rodar por 320 km com apenas 6 minutos de recarga.

Isso só é possível por que o composto responsável por levar a carga até a bateria (conhecido como anodo) é óxido de nióbio de titânio, mais eficiente que o grafite, amplamente utilizado. Esse composto tem menor degradação durante recargas, por isso com ele a bateria é capaz de manter até 90% de sua capacidade mesmo depois de 5000 ciclos. Com vida útil maior e menos tempo necessário para a recarga, esta é sem dúvida uma grande evolução tecnológica. 

Tesla Model S P100D bate recorde
com 1078 km percorridos com uma carga

Há cerca de três meses, aqui no Adrenaline, publicamos uma notícia de um Tesla Model S P100 capaz de percorrer 1078 km com uma única recarga, mas vale lembrar que foi uma recarga completa e o veículo andou em condições específicas para manter o consumo baixo e constante. 

- Continua após a publicidade -

De qualquer forma é cada vez mais comum carros elétricos com baterias mais autônomas. Este tipo de investimento é importante para a humanidade de maneira geral, num futuro próximo carros elétricos serão mais práticos, baratos e evitarão grande parte da poluição no mundo. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

    O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Adrenaline. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.