Fibra óptica poderá ser utilizada para detectar terremotos

Detectar terremotos poderá ser uma nova função dos cabos de fibra ótica em breve. O cabo, que tem fornecido internet para milhões de pessoas ao redor do mundo, tem uma característica que permite analisar ondas causadas por terremotos.

Pesquisadores foram capazes de desenvolver novas tecnologias para detectar a atividade de terremotos através das vibrações, basicamente criaram um método para interpretar as vibrações causadas em cabos de fibra óptica e tirar o maior número de conclusões possíveis. Por exemplo, é possível ter informações sobre a magnitude dos tremores e até mesmo a direção em que o terremoto se posiciona. 

Cabo que vai conectar Brasil e continente africano começa a ser construído

Analisando os tremores é possível concluir se há a necessidade de avisar a população e planejar uma solução de prevenção maior. Este sistema também é capaz de detectar pequenos terremotos em pontos que são mais difíceis de serem notados. 

Por enquanto esta tecnologia está limitada à extensão da utilização do cabo de fibra óptica e tem sido estudada principalmente na Universidade de Stanford, mas com a expansão e popularização destes cabos é provável que a tecnologia também seja adotada principalmente por países em regiões de riscos de terremotos. 

Via: Tweaktown
Assuntos
Tags
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

    O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Adrenaline. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.