Google Pixel 2 possui um segundo processador dedicado exclusivamente para imagens

A Google não mencionou isso durante a apresentação dos smartphones, mas os Pixel 2 e Pixel 2 XL possuem um segundo SoC (System-on-chip) dedicado apenas ao processamento de imagens.

Ele opera de maneira independente do chipset principal, o Qualcomm Snapdragon 835 e só será ativado com a atualização para o Android 8.1 Oreo.

O processador de imagens inclui uma CPU de apenas um núcleo ARM Cortex A53, de baixo desempenho. Seu grande diferencial está na unidade de processamento de imagens (da sigla em inglês IPU), que possui 8 núcleos.

O chipset secundário se chama Pixel Visual Core e, segundo a Google, é capaz de realizar 3 trilhões de operações por segundo. Com isso, o processamento de imagens HDR+ roda 5 vezes mais rápido e usando 10 vezes menos energia do que se fosse feito pelo Snapdragon 835.

Segundo informações da empresa, o chip não vai servir apenas para rodar os algoritmos de câmera atuais, mas sim "para lidar com as aplicações de imagem e de aprendizado de máquina mais desafiadoras". Eles inclusive já estariam preparando novos aplicativos projetados para se aproveitar deste hardware.

Via: ARS Technica, GSM Arena
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.