Western Digital desenvolve tecnologia para fazer HDDs de 3.5'' com até 40TB

A Western Digital anunciou recentemente uma descoberta que permitirá desenvolver unidades de armazenamento em disco rígido de até 40TB até 2025.

Segundo a empresa, os cientistas da companhia descobriram uma tecnologia chamada Gravação Magnética Assistida por Micro-ondas (MAMR é a sigla em inglês), que vai expandir ainda mais a capacidade dos HDDs.

Como explica o Engadget, a tecnologia utiliza um "oscilador de torque de rotação" que produz um campo de micro-ondas no dispositivo, o que permitirá um ganho de 4 Terabits por polegada quadrada em comparação à soluções presentes no mercado. Com isso, é possível colocar mais informação sem aumentar o tamanho do HDD.

No vídeo abaixo é possível ver como a tecnologia funciona. Segundo a WD, o novo processo aumenta a densidade do HDD e não causa danos à longo prazo, já que o processo de escrita não sofre com aquecimentos.

Segundo John Rydning, vice-presidente de pesquisas da WD, a tecnologia permitirá que os HDDs alcancem um nível de custo-benefício bastante elevado nos próximos anos. Com isso, os dispositivos terão ainda mais potência na disputa contra os velozes SSDs.

"A comercialização da tecnologia MAMR abrirá caminho para maiores densidades de gravação e meor custo por terabytes em unidades de disco rígido"
- John Rydning

"A comercialização da tecnologia MAMR abrirá caminho para maiores densidades de gravação e meor custo por terabytes em unidades de disco rígido"
- John Rydning

- Continua após a publicidade -

A Western Digital prometeu que vai lançar os primeiros HDDs com a tecnologia em 2019, que serão voltados para o mercado corporativo. As primeiras unidades de consumo chegam em 2025, com HDDs de 3.5'' de 40TB.

Segundo estimativas da Statista reveladas recentemente, os SSDs devem ultrapassar os HDDs no mercado de informática até 2021. Mas se a solução da WD trouxer tanto custo-benefício quanto promete, será que isso ainda vai acontecer? Deixe sua opinião nos comentários!

Via: Engadget
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.