ESRB não considera loot boxes como jogo de azar

Colocar loot boxes em games já está virando uma tendência de 2017, principalmente em títulos AAA, onde temos exemplos recentes como Shadow of War, Forza Motorsport 7 e Star Wars Battlefront II. Apesar de ser um meio onde os jogadores investem dinheiro em um sorteio, o órgão de classificação Entertainment Software Rating Board (ESRB) não considera a prática como jogo de azar.

O órgão recebeu reclamações de jogadores dizendo que a prática deve ser revisada por envolver dinheiro real, e que jogos com o sistema devem receber uma classificação de "somente para adultos".

Porém, de acordo com um porta-voz da ESRB, as loot boxes não podem ser consideradas jogos de azar, pois o jogador recebe benefícios quando investe dinheiro e, tecnicamente, não está gastando dinheiro em vão.

"Apesar de existir um elemento de chance nessa mecânica, o jogador sempre recebe um conteúdo in-game (mesmo que seja um item que ele não queria)"
- ESRB

"Apesar de existir um elemento de chance nessa mecânica, o jogador sempre recebe um conteúdo in-game (mesmo que seja um item que ele não queria)"
- ESRB

O órgão compara a prática das loot boxes com o ato de comprar pacotes de figurinhas ou cartas colecionáveis, que também não é considerado jogo de azar. "Às vezes, você abre um pacote e encontra um novo card holográfico que você estava de olho há bastante tempo. Mas, em outras vezes, você acaba ficando com um pacote de cartas repetidas."

- Continua após a publicidade -

Nos últimos anos, as loot boxes começaram a ser utilizadas como forma de monetização para jogos, principalmente free-to-play. Os jogadores ganham, ou podem comprar com dinheiro real, caixas que dão itens sorteados, que normalmente são skins e outros acessórios cosméticos sem influência no gameplay, como é o caso de Overwatch, por exemplo.

Jogos como Shadow of War, Forza 7 e Star Wars Battlefront II, por outro lado, também disponibilizam vantagens in-game em caixas de loot, o que deixa o sistema ainda mais complexo e problemático, pois o jogo pode se tornar pay-to-win utilizando mecânicas de sorteiro.

Ao que tudo indica, ainda veremos mais loot boxes em games durante este ano, e os debates sobre o assunto não devem parar tão cedo.

Via: VG247
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.