Elon Musk critica a Clips, câmera da Google com Inteligência Artificial

A Google fez diversos lançamentos de hardware na semana passada com grande foco no uso de inteligência artificial e recursos conectados. Como era de se esperar, as novidades não agradaram Elon Musk, o CEO da Tesla que teme a dominação mundial pelas máquinas.

A crítica veio por meio do Twitter e foi direcionada para a câmera Google Clips, que utiliza machine learning para reconhecer o rosto de pessoas e capturar imagens e vídeos de até sete segundos.

Segundo Elon Musk, a câmera "nem tenta parecer inocente".  O dispositivo é equipado com o chip de visão computacional Myriad 2, que captura informações com o tempo e aprende o momento certo para tirar as fotos.

Inteligência Artificial: estamos longe
de sermos mortos pelas máquinas?

De acordo o Google, basta deixar a Clips pendurada em algum lugar que ela começa a gravar sozinha quando alguém olhar para o sensor, utilizando a IA para capturar os "melhores momentos".

- Continua após a publicidade -

A empresa garante que a câmera não transfere dados pela internet e todo o processamento acontece dentro da Clips. Ainda assim, a câmera não pede permissão antes de começar a gravar pessoas e o único indicativo de que o dispositivo está ligado é uma pequena luz de LED, o que pode gerar problemas de privacidade, como aconteceu com o Google Glass.

O comentário de Musk em resposta a publicação do The Verge também gerou brincadeiras como a do youtuber Marques Brownlee, que sugeriu análises de tech feitas pelo dono da Tesla.


Além de ter IA, a Clips conta com sensor de 12 MP, ângulo de visão de 130°, 16 GB de armazenamento e USB-C

Além disso, também surgiram críticas em relação ao uso de inteligência artificial pela Tesla, que utiliza sensores e algoritmos para aprimorar o Autopilot de seus carros. Usuários da rede social questionaram os motivos para confiar na Tesla e não no Google em relação a inteligência artificial e privacidade.

- Continua após a publicidade -

Além da Tesla: Conheça as
outras empresas de Elon Musk

Assim como Elon Musk não respondeu as pessoas no Twitter, o Google não comentou sobre os problemas envolvendo privacidade de sua nova câmera, que começa a ser vendida em breve por US$ 249.

Via: CNET
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.