Placas Navi da AMD podem chegar no terceiro trimestre de 2018 [rumor]

As placas baseadas na microarquitetura Vega ficaram longe de trazer o mesmo impacto no mercado que as Polaris, chegando muito tarde para concorrer com as GeForces do segmento de alto desempenho, por conta da baixa disponibilidade e preços elevados. Porém, para os fãs da linha Radeon, parece haver boas notícias: a geração Navi pode chegar ainda em 2018. A informação foi divulgada pelo site TweakTown, sem revelar a fonte.

Há motivos para duvidar dessa publicação, mas também razões que tornam esse line-up acelerado algo plausível. O roadmap da AMD mostra a geração Vega sendo composta por chips 14nm e 14nm+, o que leva a entender que existira um refresh das placas Radeon RX Vega antes da introdução de uma nova microarquitetura, semelhante ao que aconteceu com as Polaris na serie RX 500.

Porém a linha da AMD está em clara desvantagem comparado a linha GeForce. Além de chegar ao mercado com mais de um ano de atraso comparado às rivais, as RX Vega não são capazes de fazer frente a produtos como a GeForce GTX 1080 Ti. Acelerar o lançamento das Navi seria uma forma de buscar novamente a liderança nesse segmento.

A maior suspeita sobre esse rumor é relacionado à litografia. Os chips gráficos Navi serão baseados na litografia de 7 nanômetros, o que põe em dúvida a ampla disponibilidade dessa tecnologia ainda em 2018. Se ocorrer como o TweakTown está divulgando, devemos ver o lançamento de uma Navi entre julho e agosto de 2018, inicialmente na linha profissional. Mas até aparecer uma RX Navi, voltada ao publico gamer, ainda pode levar um bom tempo, então melhor não ficar muito ansioso enquanto não há informações oficiais sobre esses modelos. 

O que já sabemos é que algo está a caminho, já que o próprio Raja Koduri, em seu comunicado que tiraria um tempo sabático com a família, afirmou que "Lisa [CEO da AMD] e eu concordamos que o quarto trimestre é melhor que 2018, antes da próxima onda de empolgação com produtos". Vamos ver o que está a caminho, se é uma Vega 2 ou será mesmo as Navi.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.