Adobe Reader e Internet Explorer são campeões em ataques virtuais

As brechas de segurança mais exploradas estão no Adobe Reader e no Microsoft Internet Explorer, embora a plataforma Java venha crescendo como alvo de ataques.

Os dados são do relatório do M86 Security Labs referente aos meses de janeiro a junho de 2010.


Imagem: M86 Security Labs

Das 15 vulnerabilidades mais exploradas observadas pelo laboratório durante o primeiro semestre do ano, cinco envolveram o Internet Explorer e quatro estavam relacionadas ao Adobe Reader.

Os pesquisadores também observaram um aumento nas brechas relacionadas ao Java, o que reflete a atenção dos cibercriminosos sobre a popularidade da plataforma. Também marcaram presença na lista dos mais explorados o Microsoft Access Snapshot Viewer, Real Player, Microsoft DirectShow, SSreader e AOL Superbuddy.

VÁrias dessas brechas jÁ foram reportadas e corrigidas pelos desenvolvedores, aponta o relatório. Isso destaca a importância de manter os softwares sempre atualizados, incluindo extensões para os navegadores, para evitar o comprometimento do sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.