Processadores Intel Coffee Lake sofrem com baixa disponibilidade e já estão em falta

Os processadores de nova geração Intel Coffee Lake estão passando por problemas de disponibilidade e os modelos mais populares já estão em falta nas principais lojas dos países onde foram lançados.

Análise: Intel Core i7-8700K

Em países da Europa como Holanda e Inglaterra, as poucas dezenas de unidades enviadas pela Intel já foram comercializadas. No Reino Unido, só é possível encontrar modelos que passaram pelo processo de "binning" — quando as revendas testam quais CPUs saíram melhor de fábrica e as vendem com um clock maior.

Site oficial: Intel Core i7-8700K

Enquanto o Core i7-8700K de 3.8GHz padrão estava saindo por £ 359,99 (R$ 1,5 mil em conversão direta), um modelo da mesma CPU com "binning" para 5.2GHz estava saindo por £ 799,99 (R$ 3,2 mil).

- Continua após a publicidade -

De acordo com o site Guru 3D, quase todos os Core i7-8700K padrão vão alcançar clocks próximos de 5.1GHz com overclock de qualquer jeito, então a venda de unidades com essa frequência pelo dobro do preço é bastante questionável.

Enquanto isso, nos EUA, o Core i7-8700K também esgotou. Porém, no momento em que esta notícia foi escrita, ainda existiam unidades do Core i5-8600K à venda no site Newegg.

A baixa disponibilidade da nova geração de processadores chega como uma surpresa vindo de uma companhia como a Intel, que tem o costume de acompanhar seus lançamentos com boa disponibilidade dos produtos. Além disso, o processo de produção segue nos mesmos 14nm das gerações anteriores: Kaby Lake (7ª geração) e Skylake (6ª geração).

Especula-se que ainda existe um grande excesso de processadores e placas-mãe Kaby Lake em estoque, e que a Intel queira se livrar deste excesso antes de aumentar a disponibilidade da nova geração.

- Continua após a publicidade -

Modelos menos desejados têm estoque maior

A situação não se repete desta maneira para modelos que não são tão desejados. O Core i7-8700, modelo que é bloqueado para overclock, ainda está disponível em lojas na Europa, apesar de não ser encontrado nos EUA.

Outra CPU sem possibilidade de overclock, o Core i5-8400 também possui disponibilidade relativamente boa. Quem estiver atrás de uma CPU de entrada ainda tem a opção do Core i3-8350K, processador que permite overclock e está disponível em lojas dos EUA e da Europa.

Via: Guru3D
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.