Google lança site que mostra como machine learning funciona de forma simples

A Google fez uma grande quantidade de lançamentos hoje e um termo foi comum em todos eles: inteligência artificial. Graças à Google Assistant e a outros diversos softwares de IA desenvolvidos pela companhia, quase todo aparelho é inteligente. E para deixar o público familiarizado com a tendência, a empresa lançou um site que ensina os princípios básicos do machine learning de uma forma bem divertida.

Utilizando inteligência artificial, site constrói
modelo 3D do rosto com apenas uma foto

Chamado de "Máquina que aprende" em tradução livre, a ferramenta está disponível neste link e pode ser acessada de graça. Um vídeo explicando o funcionamento da tecnologia está disponível abaixo:

Com apenas três botões coloridos, a ferramenta feita com a biblioteca deeplearn.js permite que o usuário treine o robô utilizando expressões faciais e gestos (o uso da câmera é necessário).

Inteligência Artificial: estamos longe
de sermos mortos pelas máquinas?

- Continua após a publicidade -

Se o usuário treinar o botão verde para reconhecer seu rosto com a mão levantada, sempre que o computador ver o gesto exibirá uma ação correspondente, como mostrar um GIF ou tocar um áudio. Quanto mais amostras de imagem o usuário fornece para o algoritmo, mais eficiente fica a máquina e menos ela se confunde.

O princípio é o mesmo utilizado em tecnologias como carros autônomos, por exemplo, o tamanho do processamento e das amostras é que muda. Você pode conhecer mais sobre IA e machine learning neste artigo.

Mais informações sobre o Teachable Machine estão disponíveis aqui, em inglês.

Fonte: Google
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.