Carros autônomos e compartilhamento devem diminuir a frota de veículos, mas não o trânsito

Uma pesquisa realizada na Europa aponta que o número total de carros em trânsito no continente pode cair de 280 milhões para 200 milhões até 2030 devido à crescente popularidade do compartilhamento de veículos. Essa diminuição da frota, no entanto, não deve resultar numa diminuição do trânsito e engarrafamentos, na verdade, eles podem até aumentar.

A afirmação vem da PwC, empresa de consultoria que diz que o trânsito não vai diminuir porque, apesar de serem menos carros, eles vão ter que circular mais tempo, fazendo mais viagens. A previsão da PwC é de que 1 em cada 3 quilômetros viajados seja feito por alguma forma de compartilhamento nos próximos anos.

E isso vai ser ainda mais encorajado pelo advento dos carros autônomos, que deve tornar mais natural o compartilhamento dos trajetos e aumentar ainda mais o trânsito pelos percursos que ele fizer vazio para buscar seus passageiros.

Ainda segundo a PwC, essa circulação por mais tempo de cada veículo vai aumentar consideravelmente o desgaste deles e as montadoras vão precisar estar preparadas para atender a nova demanda. O número de novos carros pode aumentar em até 33% até 2030, de acordo com a empresa.

Fonte: Folha
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.