Placas-mãe X399 para AMD Threadripper ganham suporte a SSDs NVMe em RAID

A AMD disponibilizou de maneira gratuita drivers para permitir o uso em RAID de SSDs padrão NVMe em placas-mãe com chipset X399, que são compatíveis com as CPUs HEDT (High-end Desktop) Threadripper.

O que é RAID?

RAID (ou Redundant Array of Independent Disks) é uma configuração onde as duas ou mais unidades de armazenamento podem funcionar em conjunto para aumentar o desempenho (RAID0 e etc.) ou a integridade dos dados (RAID1 e etc.).

O que é NVM Express (NVMe), o padrão criado especialmente para SSDs

Até então, a plataforma X399 só suportava RAID com SSDs SATA utilizando o antigo protocolo AHCI. Com os novos drivers, as mais novas unidades de armazenamento com tecnologia NVMe e conexão PCIe ou M.2 também podem  funcionar nesta configuração. O novo suporte permite juntar até 10 SSDs em paralelo.

Vale lembrar que os usuários que possuem uma matriz de RAID SATA já existente precisarão desfazê-la antes de instalar os drivers e a nova BIOS. Depois será necessário criar uma nova matriz, já em RAID NVMe. Não se esqueça de fazer backup de seus arquivos.

- Continua após a publicidade -

A chegada dos drivers estava inicialmente prevista para o dia 25 de setembro, porém foi adiada por causa da quantidade de trabalho envolvido. A AMD foi obrigada a criar toda a implementação do zero. Até por isso, o suporte se baseia num sistema de RAID de software, e não de hardware.

"Através das últimas semanas, os processadores AMD Ryzen Threadripper cementaram um lugar no mundo como a solução definitiva para criadores e entusiastas", comentou Robert Hallock da AMD.

"É fácil entender o motivo: dezenas de núcleos, pilhas de lanes PCI Express e mais o poderoso suporte a memórias em quad-channel. E, hoje, estamos fazendo o melhor um pouco melhor com o release beta do suporte gratuito a RAID NVMe com possibilidade de boot!", completa Hallock.

Para mais informações, confira o blog de comunidade da AMD (em inglês).

- Continua após a publicidade -

Para o download dos drivers (exclusivos para Windows 10 64-bits), acesse o site de suporte da AMD.

Via: AMD Community, Tweak Town, Etekinix Fonte: Support AMD
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.