Agência de segurança detecta vulnerabilidade em firmware de Macs

A agência de segurança Duo Security divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa que indica a vulnerabilidade em Macs por meio do firmware. De acordo com a empresa, 73.000 computadores da Apple foram analisados, e 4,2% deles não estavam executando normalmente o firmware. Isso deixa os PCs abertos para qualquer tipo de ataque malicioso, dificultando sua identificação. 

US$ 1000 é um preço justo para o iPhone X, defende Tim Cook

Essa falha resultou em muitos Macs vulneráveis a ataques como o "Thunderstrike", onde os hackers podem controlar o computador da Apple depois de conectar um adaptador Ethernet à porta Thunderbolt. A Gigante da maçã foi informada da falha de segurança antes da agência Duo Security publicar a pesquisa. A Apple declarou que já está trabalhando para resolver o problema

Apple vai usar Google ao invés do Bing para pesquisas na Siri, iOS e MacOS

A vulnerabilidade apareceu porque em 2015 a Apple implantou a atualização de firmware junto com a atualização do sistema operacional. Normalmente, atualizações para estes sistemas são feitas separadamente. Mas depois disso, alguns firmwares permaneceram desatualizados e abrindo a brecha para hacks. O iMac de 21,5 polegadas lançado no final de 2015, por exemplo, teve 43% de suas máquinas com firmware desatualizado, indica a pesquisa. 

- Continua após a publicidade -

Desmonte do novo iMac Retina 4K revela memória RAM e CPU Intel Kaby Lake removíveis

O que é firmware (neste caso)? 
Quando um computador é ligado pela primeira vez, antes mesmo do sistema operacional inicializar, o firmware verifica se os componentes básicos, como um disco rígido e um processador estão presentes. Quando um computador não inicia, por exemplo, pode ser o firmware indicando que algum componente não está bem encaixado ou funcionando corretamente.

Via: Reuters
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.