Presidente da FCC cobra que Apple ative rádio FM nos iPhones

Após os recentes fenômenos naturais que devastaram parte da América, como os furações Irma e Maria, o presidente da FCC (Federal Communications Commission), Ajit Pai, pediu que a Apple ativasse os chips de rádio FM existentes nos iPhones. O executivo fez o apelo diretamente a Tim Cook, CEO da "gigante da maçã", dizendo que a companhia deve "assumir responsabilidade" e dar prioridade à segurança das pessoas. 

iPhone X bate Androids topo de linha no Geekbench em single e multi-core

Os três últimos furacões que afetaram os Estados Unidos e regiões próximas (Harvey, Irma e Maria) deixaram a população sem rede de internet ou sinais de telefone. O último recurso para que pessoas obtivessem informações seria via rádio, e muitos dos usuários de smartphones contam com o iPhone (a maioria dos americanos), ficando sem essa opção. 

Chineses vendem máscaras para impedir reconhecimento facial do iPhone X

A Apple respondeu que o pedido de Ajit Pai não pode ser realizado em seus novos smartphones. "Os modelos do iPhone 7 e iPhone 8 não possuem chips de rádio FM e nem possuem antenas para suportar sinal FM, então não é possível ativar o recebimento de sinal FM nestes produtos", declarou um porta-voz da Apple. A empresa ainda deixou claro que não possui planos para ativar suporte à radio FM em smartphones antigos, uma vez que o iPhone "já possui outros recursos de segurança". 

Valor da Apple cai em US$ 50 bilhões depois dos anúncios do iPhone 8 e iPhone X

- Continua após a publicidade -

FM desabilitado:
Modelos de smartphones mais recentes, incluindo os topo de linha, possuem em seu hardware suporte para rádio FM. Mas o recurso é muitas vezes desabilitado via software, mesmo que o dispositivo tenha suporte à tecnologia. 

Um dos motivos especulados para a desativação do chip FM é a concorrência com serviços pagos de streaming. Uma vez que há o serviço gratuito de rádio, usuários ficariam menos interessados em assinar serviços como o Spotify. E no caso da Apple, a empresa possui seu próprio aplicativo para assinantes: o Apple Music.

Via: CNet, The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.