Índice do Artigo

Segurança

Erro do app do Nubank permitia visualizar compras de outros usuários

Uma falha do aplicativo Nubank abria uma brecha para a violação de privacidade e permitia que usuários visualizassem compras e valor gasto de outros clientes do serviço por meio de notificações.

A descoberta foi feita pelo usuário Rafael Nilton, que fez um relato no Medium contando sobre a falha e também como foi o processo para contatar a empresa.

Segundo o desenvolvedor de software, um primo usou o app do Nubank em seu celular, e mesmo depois de deslogar, todos os dados de compras eram enviados como notificações para Nilton.

Por um momento pensei que meu cartão tinha sido clonado. Ao comentar com meu primo, que por sinal também é desenvolvedor, percebemos que as transações realizadas foram feitas por ele. Ele tinha realizado o login e o logout no meu dispositivo. Em seguida, eu entrei na minha conta. Desse momento em diante eu conseguia visualizar suas transações (Valores, localizações, horários) através das notificações de cada transação
– Rafael Nilton

Apesar de ser um erro bem específico, a falha de segurança abria uma brecha enorme para violação de privacidade, já que os registros do Nubank incluem até o horário e local que a compra foi feita.

Nilton tentou entrar em contato com o suporte da Nubank a respeito da falha, mas não obteve sucesso. O desenvolvedor de software, então, conseguiu o contato do CEO da companhia, David Velez, que encaminhou o problema para a equipe responsável.

Segundo um comunicado da Nubank, o problema em questão aconteceu em junho e já foi resolvido. Abaixo, você confere o posicionamento da empresa, enviado ao Tecmundo:

Não comentamos casos isolados de segurança para não incentivar comportamentos maliciosos e proteger os nossos clientes, mas estamos constantemente trabalhando para melhor nossos serviços e estamos sempre abertos a feedbacks externos. Esse foi um comportamento raro dentro da nossa base de usuários e, a partir do momento que nossa equipe de segurança da informação foi notificada, fizemos uma atualização no nosso serviço de notificações para garantir que em nenhuma situação casos semelhantes voltem a ocorrer

Fonte: Medium

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções