Nova versão do carro autônomo da Toyota traz dois volantes

O Toyota Research Institute, divisão de pesquisas avançadas da fabricante de carros japonesa, começou a testar um novo protótipo de carro autônomo com dois volantes. O veículo em questão é uma atualização do Lexus LS 600HL, seu primeiro projeto de carro que dirige sozinho.

Segundo a empresa, a presença de um segundo volante vai facilitar a troca da direção entre humano e inteligência artificial. A medida, que possivelmente não estará na versão final, permite que o passageiro assuma o controle em casos de erro, já que o banco do motorista fica vazio.

Assim como na primeira versão do veículo, o corpo do carro traz diversos sensores, câmeras e um radar LIDAR. A versão 2.1 do LS 600HL está sendo testada nas ruas do Vale do Silício e tem como objetivo aprimorar dois programas para direção autônoma, o Chauffeur e o Guardian.

Chauffeur é o software autônomo de nível 4 da Toyota, que permite ao veículo circular em áreas urbanas e ruas demarcadas sem o auxílio do motorista. Para se ter uma ideia de quão avançado é o sistema, o nível 5 é o último da escala de carros autônomos, em que o veículo consegue dirigir sozinho em qualquer lugar.

- Continua após a publicidade -

O Guardian, por outro lado, visa reforçar a segurança do veículo. O software mapeia o ambiente ao redor do carro e avisa o motorista de potenciais perigos. O carro também possui um sensor para monitorar o comportamento do motorista, para detectar sonolência ou distrações.

Segundo a Toyota, todo esse investimento está sendo feito para garantir que o sistema será seguro no lançamento. "A usabilidade e segurança são realmente importantes para nós, e para a Toyota em geral", explica James Kuffner, chefe do departamento de tecnologia do Toyota Research Institute.

Como a Toyota ainda está em fases de pesquisa com seu sistema de carros autônomos, ainda não sabemos quando a fabricante de veículos vai implementar a tecnologia e mandá-la para as ruas.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.