Nova versão do Firefox Quantum traz desempenho em dobro e bate Chrome em páginas da Google

A Mozilla está preparando grandes melhorias de desempenho para o navegador Firefox através de seu Project Quantum, que recentemente recebeu a versão 57 para desenvolvedores.

Chrome, Firefox, Opera ou Edge? Escolha o melhor navegador pra você com nosso guia definitivo!

De acordo com os programadores, o Firefox Quantum tem desempenho 2 vezes mais rápido que a versão 52 do navegador, com base em testes no benchmark Speedometer 2.0.

A grande responsável por isso é uma nova engine de processamento de CSS, que analisa os arquivos do tipo CSS e aplica regras de estilo para os elementos numa página, calculando o tamanho e as posições dos objetos.

Esse motor se chamada Stylo e utiliza múltiplos threads para aplicar propriedades CSS para múltiplos elementos da página em paralelo. Normalmente, esse trabalho é feito num único thread e em série.

- Continua após a publicidade -

Apesar da melhoria de desempenho, a promessa é de que isso não vai acabar com toda sua memória RAM. O Firefox Quantum Beta atinge um desempenho próximo do Chrome, inclusive carregando algumas páginas da própria Google mais rápido. Mesmo assim, o Firefox usa 30% menos memória que seu concorrente para isso.

Os desenvolvedores estão trabalhando para utilizar aceleração de GPU no novo projeto. Eles criaram uma nova engine de renderização, a WebRender, que usa a GPU para desenhar elementos com a tag "style".

As mudanças vêm de um navegador experimental que a Mozilla tem projetado, o Servo, que possui a nova engine de renderização da web Rust. A empresa não consegue portar o Servo diretamente para o Firefox, que hoje usa a engine Gecko. Ao invés disso, eles estão lentamente portando o código do Servo para o Firefox.

As novidades não param por aí. A renderização em GPU deverá ser melhor trabalhada em futuros releases e será implementado um recurso que impede as abas em segundo plano de afetar sites ativos.

Esta notícia foi escrita usando a versão para desenvolvedores do Firefox Quantum. O redator não encontrou nenhum problema ou bug e o desempenho foi bastante satisfatório.

Via: Tom`s Hardware, Ars Technica, CNET Fonte: Mozilla
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.