Facebook e Microsoft terminam cabo submarino de 160 Tbps e 6 mil Km

A Microsoft, Facebook e a empresa de telecomunicações Telxius completaram a construção de um cabo submarino de nada menos que 6 mil quilômetros de extensão. Considerado a tecnologia mais avançada de seu meio, o cabo das companhias transfere 160 Tbps, superando o cabo de "apenas" 60 Tbps do Google.

Com o peso de 34 baleias azuis (especificamente 4,6 milhões de quilos), o cabo está a mais de 17 mil pés abaixo da superfície, e liga Virginia, nos Estados Unidos, com Bilbao, na Espanha.

O cabo que corta o Oceano Atlântico estava sendo construído desde 2016, e teve suas obras finalizadas na última quinta-feira, de acordo com o Mashable. O funcionamento da estrutura só vai acontecer em 2018.

Cabo que vai conectar Brasil e continente
africano começa a ser construído

A partir do ano que vem, a Telxius vai vender e alugar a alta capacidade de transferência do cabo para empresas. A Microsoft e o Facebook, como donas da estrutura, já terão acesso a todo esse poder. As companhias não revelaram o tamanho do investimento feito para a construção, mas levando em conta os números presentes nos parágrafos acima, podemos deduzir que foi bem alto.

Via: Mashable
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.